Conheça a Pitaya, uma fruta de aparência exótica, cores vivas, casca grossa e que nasce em uma espécie de cacto. O Programa Gente da Gente desembarca hoje em Turvo, para desvendar todos os encantos desta fruta e uma linda história de empreendedorismo no campo.
Vamos mostrar a trajetória de superação da Família Feltrin, que largou o fumo e resolveu apostar na pitaya como fonte de renda. Eles foram os responsáveis por fazer vingar em solo catarinense as primeiras mudas da fruta. No início eram apenas 100, hoje são mais de 6 mil pés.

Propriedades da Pitaya

Entre as diversas propriedades da pitaya a que mais se destaca é sua propriedade termogênica que potencializa a queima de gordura favorecendo o emagrecimento. A fruta mais utilizada para esse fim é a com polpa vermelha.

No entanto as propriedades nutricionais não se diferenciam entre a fruta rosa, a vermelha ou a amarela, seja qual for a pitaya consumida sua alimentação será rica contando com todos os nutrientes da fruta dragão e também: minerais essências, vitamina do complexo B e vitamina C. Além de dispor das propriedades da pitaya que combatem o colesterol ruim.

As propriedades medicinais da Pitaya são velhas conhecidas dos povos nativos do Velho Mundo, e hoje sabe-se que são ricas em fibras (em Taiwan diabéticos a usam como substituo para o arroz) e minerais (sendo as amarelas mais abundantes em zinco e as vermelhas em ferro), possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres. Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode aumentar a excressão de metais pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Comê-las regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.

Informações nutricionais

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest

Benefícios da fruta Pitaya

– Combate o colesterol, pois é rica em Ômega 3.
– Combate a hipertensão arterial.
– Auxilia nos regimes alimentares.
– Auxilia no metabolismo.
– Regula o diabetes.
– Fortalece o sistema imunológico, elimina os radicais livres.
– Tem ótimos benefícios para a flora intestinal.
– Elimina metais pesados.
– Auxilia a visão e a beleza da pele.
– Previne o câncer de cólon.
– Auxilia no processo digestivo.
– Protege as células do organismo
– Laxante suave.