Localizado a 10 Km do centro da cidade, o Parque Municipal Cachoeira da Peroba foi criado em abril de 1996 com o objetivo de expandir o turismo em Santa Rosa do Sul. Com uma área de 40 mil m², sendo que a maior parte é de Mata Atlântica, o parque é perfeito para um agradável turismo ecológico, considerado uma Reserva natural no Brasil. Há várias trilhas e uma cachoeira com duas piscinas naturais, além de quiosques e churrasqueiras. o Parque recebe inúmeras excursões de escolares e moradores das cidades vizinhas.A prefeitura, que já vê ali uma excelente oportunidade para divulgar o turismo em Santa Rosa do Sul.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE SANTA ROSA DO SUL

Santa Rosa do Sul. Essencialmente agrícola, o Município se emancipou de Sombrio em 4 de janeiro de 1994. Já foi chamado Morro das Mortes, Três Alfredos, Santa Rosa e, por último, Santa Rosa do Sul. Morro das Mortes porque em 1732, dois imigrantes foram assassinados em um morro da região. Já, Três Alfredos, se deve ao fato de que, anos mais tarde, chegaram à localidade: Alfredo Emerim, Alfredo Teixeira da Rosa e Alfredo José dos Santos. Em 1932, com a chegada dos imigrantes açorianos e italianos, o vigário sugeriu a mudança do nome para Santa Rosa, hoje, Santa Rosa do Sul.

Santa Rosa do Sul é um dos municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que mais investiram em educação. Convênios com a Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, estão formando os filhos dos agricultores na região, fazendo com que eles não precisem abandonar o campo e a família para estudar.

Assim como o nome, o Município passou por diversas transformações ao longo dos anos. Na agricultura se destacou com o fumo, a banana e com o polvilho, que é extraído da mandioca.

Visite o Site da Prefeitura de Santa Rosa do Sul

  • Escola Agrotécnica Federal de Sombrio  6.7 km
  • UFSC  29 km