No SENAI Tubarão, 100% dos professores deixaram de utilizar papel no processo de avaliação e compartilhamento de informações. Estudantes reconhecem economia como diferencial qualitativo na Instituição.

O projeto trouxe profundas transformações no dia-a-dia de professores, alunos e equipe administrativa do SENAI Tubarão. Alguns dos principais ganhos foram a criação da Academia de Trainers Google SENAI SC, 21 professores certificados como Educator Google Nível 2 e caminhando para a certificação como Google Trainers, criação de uma sala de aula sem papel e ganho de confiança dos docentes em estratégias de ensino digital.

O que queriam fazer

Gerar ganho pedagógico através da transformação digital e do trabalho colaborativo nas Unidades do SENAI SC.

O que fizeram

Adoção e uso do G Suite em toda a rede;

Uso de Chromebooks na Unidade Tubarão.

21 professores certificados como Educador Google Níveis 1 e 2 e caminhando para a certificação como Google Trainers.

O que alcançaram

  • Criação de sala de aula sem papel.
  • Ganho de confiança dos docentes em estratégias de ensino digital.
  • Coleta de dados e melhora nos ciclos de feedbacks das equipes.
  • Menos demandas de suporte técnico.
  • Melhora nas habilidades de cidadania digital.
  • Otimização do tempo para atividades e avaliações.

Desafio

O SENAI SC buscava alternativas para gerar ganho pedagógico em suas unidades. Isso significava ganho de agilidade nos processos, alcance de uma maior maturidade digital por meio de capacitação de docentes e redução do uso de papel nos ambientes administrativo e em sala de aula.

Na busca de soluções para todos esses desafios, conseguiram promover uma transformação digital e do trabalho colaborativo na organização.

Solução

O uso dos chromebooks, aliado a adoção do G Suite e ao processo de certificação dos professores possibilitou uma transformação concreta nas práticas pedagógicas do SENAI SC. Na Unidade de Tubarão, o papel deixou de ser utilizado nos processos de apoio e avaliação, sendo todas as informações disponibilizadas via Google Drive e Google Classroom. Da mesma forma, 100% das avaliações são realizadas com o uso do Google Forms e dos Chromebooks. No Estado, todas as unidades passaram a utilizar o Google Classroom para estruturar e oferecer 20% em Educação a Distância nos Cursos Técnicos presenciais, conforme permitido por lei. Essa organização possibilitou realizar todos os processos com mais.

Os estudantes ficam maravilhados ao descobrir os recursos que, a princípio eram tão distantes deles e, no entanto, se mostram tão didáticos.” Muriel Barbosa Felipe, Professor, SENAI Tubarão

Qualidade, promovendo a integração entre professores, gestores e estudantes. Além disso, proporcionou ao SENAI SC vários ganhos institucionais. Toda a equipe docente alcançou um alto nível de maturidade digital e foi constituída uma Rede de Trainers Google no estado, que oferece apoio a todas as unidades. Alcançaram uma organização do Processo EAD nos Cursos Presenciais e uma visão de trabalho colaborativo na Rede. Isso garantiu a otimização do foco pedagógico de Ensino Baseado em Projetos e Tecnologias como apoio ao processo. Além disso, deu ao SENAI Tubarão o título de Primeira Unidade como Escola 100% sem Papel. “Entre os principais ganhos que podemos destacar, sem dúvida o maior é o engajamento tanto dos docentes quanto dos alunos no uso dos APPs, os quais permitiram iniciar a criação de uma nova cultura”, afirma Fernando Darci Pitt, Gestor SENAI Tubarão.

“A importância do uso das tecnologias Google no processo de ensino e de aprendizagem fornece subsídios e ferramentas que inspiram os docentes no aprimoramento da sua prática de ensino, no desenvolvimento das habilidades e competências. É por meio destas ferramentas tecnológicas que a aprendizagem favorece a troca de experiências, a experimentação, a exposição tornando a aprendizagem significativa, criativa e colaborativa para os estudantes.” Ivanete de Lurdes Costacurta, Coordenação de Apoio Educacional do SENAI/SC

O uso dos Chromebooks em sala facilitou nosso desenvolvimento nas atividades e também tira a monotonia dos cadernos” Lorrana Aguiar Marcolino, aluna, SENAI Tubarão

Leia Também: Tubarão: Karatê conquista 10 medalhas em 1 dia na competição nacional

Benefícios

A visão dos alunos

Os alunos do SENAI Tubarão reconhecem os ganhos que toda a instituição teve com o uso das ferramentas Google for Education: diversificação das formas de aprender, uso adequado do celular e outras tecnologias na educação, melhoria dos processos pedagógicos com o uso dos Chromebooks, alinhamento ao mundo do trabalho, sustentabilidade com a eliminação do papel e retorno automático sobre avaliações.

Empoderamento de alunos e professores

O Google for Education permitiu, de acordo com os docentes, desenvolver as competências básicas para o letramento digital de docentes e estudantes, permitindo assim seu empoderamento para a aplicação real de tecnologias em sala de aula. “O sistema de certificação de professores foi fundamental para a construção das nossas estratégias de formação e avaliação de docentes e permitiu que rapidamente pudéssemos evoluir no nível de maturidade no uso de tecnologias educacionais”, afirma Thiago Geremias de Oliveira, Gestor do Projeto Tecnologias Educacionais SENAI/SC.

Como os professores estão usando Google for Education

O Google Formulários é usado por todos os professores do SENAI Tubarão para realização de 100% das avaliações. Em todas as unidades do Estado, o Google Classroom é utilizado para atender 20% de EAD nos cursos. Aulas e materiais de apoio são disponibilizados no Youtube. As aulas passaram a ser cada vez mais diferenciadas e criativas. O Google Classroom é utilizado nas aulas presenciais e está integrado aos componentes curriculares dos Cursos Técnicos.

Fonte: Google For Education/Newsletter