Há quem o chame de iasa apso, mas o correto é lhasa apso. É um cachorro que adora o tutor, mas não é obcecado por colo. Gosta de estar por perto, mas não necessariamente com contato físico. Os cachorros dessa raça são alegres e divertidos, mas não são muito receptivos com estranhos e tendem a ter ciúme de seus alimentos, brinquedos e tudo que considerarem valioso.

O pelo longo do lhasa apso é característico da raça e requer grande manutenção. Por isso, muitos tutores optam pela tosa para deixá-lo curto – o que apenas reduz o tempo de manutenção, mas não a frequência. Também característico da raça é o hábito de vigiar: seja a porta de casa ou a janela, é um cachorro atento e que gosta de latir para alertar.

Origem: Tibete
Peso: 5-8 kg
Altura: 23-25 cm
Expectativa de vida: 12-15 anos

História

Originário das montanhas do Tibete, o lhasa apso ou, como é conhecido em sua terra natal, Abso Seng Kye (Cão Leão Sentinela que Ladra), foi desenvolvido por monges budistas para guardar os templos da região, milhares de anos atrás. Embora essa seja a crença mais difundida sobre essa raça, pesquisas recentes com o DNA da raça indicam que ela está mais próxima é dos lobos das montanhas do Tibete

Como a região dos montes tibetanos é fria e montanhosa, o lhasa apso foi desenvolvido para suportar baixas temperaturas, mas também para ser resiliente e para discernir quem era amigo e quem era inimigo.

Cuidadosamente guardados nos templos pelos monges budistas, os lhasa apsos nunca eram vendidos. Mas ocasionalmente eram dados de presente a famílias imperiais chinesas e visitantes pelos Dalai Lama. O que possivelmente originou uma série de raças de cães chineses, como o shih tzu.

Em 1933, o naturalista Suydam Cutting, em visita à cidade de Lhasa, ou Lassa, capital administrativa da Região Autônoma do Tibete, ganhou de presente do Dalai Lama dois lhasas. Ele os levou para os Estados Unidos e iniciou sua criação e difusão na América do Norte. A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) dois anos depois, em 1935, e vem ganhando espaço na lista das preferidas mundo afora.