A Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi tomada por um incêndio na tarde desta segunda-feira (15/04/19). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros da cidade e amplamente divulgada pelas redes sociais. Usuários do Twitter chegaram a publicar vídeos e fotos do incidente. Ainda não se sabe a gravidade da situação.

AFP vídeo:

https://youtu.be/iI9J5BlWr00

Segundo jornais locais, o fogo teria começado em um andaime e se espalhado pelo sótão do edifício. Vídeos demonstram, inclusive, o momento que uma torre desaba por causa do fogo.

Veja imagens do momento exato em que a torre desaba:

Catedral de Notre Dame incendiada, um marco da arquitetura mundial se acabando em chamas. Uma perda irreparável

Considerada um dos monumentos históricos mais importantes da Europa, a Catedral de Notre-Dame passou por restauros na semana passada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter relação com as obras feitas no local.

De acordo com testemunhas, há chamas saindo das duas torres dos sinos e as paredes do edifício estão desmoronando devido à extensão das labaredas de fogo.

Arquitetura da Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Suas famosas gárgulas, que protegem a construção contra espíritos malévolos, testemunharam glórias e tragédias ao longo dos séculos.

Mesmo antes de terminada, a obra em construção já atraía cavaleiros medievais que, durante as Cruzadas, iam a Notre Dame rezar e pedir proteção antes de partir para o Oriente.

Torre desaba após incêndio na Catedral de Notre-Dame. Veja vídeo
Abrir em Tela Cheia