Outras Páginas

  A Educação Ambiental

Quais os benefícios concretos proporcionados por esta legislação ao longo dos últimos 50 anos?


A Constituição Federal de 88 trouxe vários benefícios. Em primeiro lugar, pela força dos próprios atos legais, dificultando a tranqüila impunidade anterior, conseguiu-se preservar alguma coisa, por exemplo, as unidades de conservação - parques nacionais, reservas biológicas etc.-, as espécies animais e vegetais mais ameaçadas e, mais recentemente, e como conseqüência, o surgimento de inúmeras organizações de preservação e algumas realizações tímidas de programas de conscientização da coletividade. Todavia, a ausência paralela de um processo sistemático de educação ambiental da população, pela importância da questão, levou à minimização dos efeitos da lei. Por isso mesmo, embora com medidas como as citadas, jamais se destruiu tanto no país como nos últimos 20 anos. 

Neste novo milênio, o brasileiro tem buscado mais uma identidade cultural, mesmo convivendo num território tão grande, com as mais diferentes raças que lhe deram origem essa não tem sido uma tarefa fácil. Sofre influências do exterior, e em particular da cultura norte-americana, que faz com que jovens despreze o conhecimento de suas próprias raízes. 

Até mesmo a televisão, que hoje contribui para a disseminação de imagens nos mais distantes pontos da Terra, dá alguma contribuição. A maioria quase absoluta dos programas dividem-se em amenidades ou notícias das últimas ocorrências climáticas ou policiais, pouco contribuindo para que a população conheça a si própria. A televisão em geral, esquece-se do papel importante que pode representar no que abrange a ética e o meio ambiente.

Na procura da identidade cultural brasileira é possível localizar alguns pontos comuns. Inegavelmente, o futebol ocupa o principal espaço de união. Se os grandes campeonatos, a copa do mundo, os únicos momentos em que, de sul a norte, desfralda-se a bandeira e todos, unidos, voltam-se para o pensamento comum da vitória. 

A cordialidade no tratamento certamente é outra peculiaridade. Terra de união de povos, aqui convivem, por exemplo, judeus e árabes amistosamente. A música já desempenhou papel mais importante. O cinema é incipiente, em que pese a existência de excelentes trabalhos, de regra pouco prestigiados pela população. A literatura exerce influência cada vez menor, afastando-se a juventude dessa essencial fonte de conhecimentos. A religião, outrora Católica Apostólica Romana por imperativo constitucional (Constituição de 1824, art. 5º), representa, atualmente, papel de união com expressão menor que outrora. Paralelamente, cresce um sincretismo religioso que mescla o catolicismo a rituais de origem africana e a formas de cristianismo diversificadas. Precisamos entender muito mais sobre o respeito que devemos ter, e o quanto deve pesar o significado da preservação da natureza para nossas vidas.

Site Oficial do Greenpeace no Brasil

ECO-SITES CLIQUE AQUI!


LEIA AS ULTIMAS NOTÍCIAS NO SITE DO GREENPEACE:
www.greenpeace.org.br


APROVEITAMENTO HÍDRICO E CONTROLE DE INUNDAÇÕES DA BACIA MAMPITUBA


LIXO - Separar o lixo é muito importante. Elementos não orgânicos (como vidro, metal e plástico) levam muito tempo para se decompor e poluem a natureza. O melhor é reciclá-los (utilizá-los para fazer outros objetos). Mas isto só pode ser feito se o lixo for separado já em casa, e depois de recolhido, depositado em locais especiais para ser tratado. Vários tipos de papel também podem ser reutilizados.
Para saber mais: CLIQUE AQUI  

RELATÓRIO DA SAÍDA DE CAMPO AO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA  

[PROJETO SOMBRIO ] [Lagoa de Sombrio pede socorro ] [Lei Ambiental]