BIOGRAFIAS:

Voltar

BOB DYLAN

GILMOUR

BOB MARLEY

ERIC CLAPTON

GILBERTO GIL

PINK FLOYD

MORISSETE

ELIS REGINA

BOB MARLEY

Nasceu em 1945, na pequena vila de Nine Mile, em St. Ann, Jamaica, nasceu Robert Nesta Marley, filho de Cedella Booker, uma jovem jamaicana, com Norval Marley, um senhor inglês de 50 anos de idade, branco, do Exercito Britânico. Norval Marley mal conheceu seu filho, mas o registrou em seu nome.
No final dos anos 50, Cedella e o jovem Bob Marley se mudaram para Trench Town, favela de Kingston, capital da Jamaica, Bob foi criado como menino de rua e em sua juventude conheceu Bunny Livinstone.A musica jamaicana nesta época sofria forte influência americana, tudo que se criava era com base em músicas americanas que eram captadas em rádios FM.Era costume dos jovens de Trentch Town se reunir para cantar e fumar maconha, assim Bob Marley conheceu Peter McIntosh, e junto com Bunny Livinstone formaram os “Wailing Wailers”, e este foi o primeiro contato de Bob com música, o grupo era formado por Bob Marley, Bunny Livinstone, Peter Tosh, Junior Braithwaite e dois vocais, Beverly Kelso e Cerry Smith. O primeiro contrato do grupo foi com Lessie Kong, que não pagou o grupo(Lessie foi morto poucos meses depois).Na jamaica, o que se tocava era o SKA, que era uma mistura de Blues com musica africana, com uma batida forte e dançante que tinha como grande divulgador Coxsone Dodd, que era dono de uma gravadora, com quem bob assinou um contrato e gravou seu primeiro single, “Simmer Down” em 1963 a música era a mais tocada na Jamaica.
Nesta época Bob se casou com Rita Anderson, e foi visitar sua mãe nos Estados Unidos, e voltou logo depois da visita de Haile Selassie I a Jamaica, que foi de de extrema importância na ilha,Apartir dai suas musicas tinham como tema o Rastafari, sendo influenciado pelo movimento RASTA que tomou conta da ilha. Nesta época o SKA ficou mais lento, dando lugar ao Rock Steady, alguns dizem que foi porque o povo da Jamaica estava morrendo de desidratação de tanto dançar SKA. Também nesta época Junior Braithwaite, Beverly Kelso e Cerry Smith deixaram os “Wailing Wailers” e o grupo mudou para “The Wailers” composto por Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer e Rita Marley, romperam o contrato com Coxsone, que não acreditava no discurso Rastafari dos Wailers. Bob tentou continuar com o selo que os Wailers criaram, mas não deu certo.
Os Wailers assinaram contrato com Lee Perry, os Wailers voltaram a crescer e ganhou mais dois integrantes, Aston Barrett e Carlton Barret que faziam parte da banda de Lee Perry, e tinham participado de muitas gravações. Mas os Wailers realmente cresceram quando entraram para gravadora Island Records que na época era a unica gravadora que acreditava no reggae, a garvadora conhecia a fama dos Wailers na Jamaica e acreditou neles, e com os recursos de gravação da Island, o grupo fez grandes álbuns, o primeiro,"CATCH A FIRE" foi o começo paço para a fama do grupo, começaram a fazer shows e apresentações internacionais, este foi um dos motivos para Bunny Wailer deixar a banda, tinha medo de aviões, não queria excurcionar. Em 1973, na primeira turne dos Wailers na América, a rádio KSAN transmitiu uma apresentação ao vivo que foi publicada em 1991 pela Island como o álbum “Talkin’ Blues”, neste mesmo ano o grupo gravou “Burnin’”. Em 74 Eric Clapton gravou “I Shot the Sheriff” e Peter Tosh deixou o grupo para seguir carreira solo, Peter tinha “inveja” de Bob Marley, a relação entre Bob e Peter não era muito legal. Foi também em 74 que o grupo lançou junto com o álbum “Natty Dread” o nome de "Bob Marley & The Wailers". O vocal de Peter e Bunny foi substituído pelas I-Threes, trio formado por Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt. Em 1975 o grupo fez um show no Lyceum Ballroom em Londres, foi gravado e gerou o álbum “LIVE!”. Nesta época ele já era reconhecido com o maior cantor de reggae da Jamaica. Em 1976, gravou o álbum “Rastaman Vibratios”, que ficou no topo das paradas americanas.
Bob Marley teve principal importância política na Jamaica, pois sua música que espalhava a filosofia Rastafari, atingiu os jovens das favelas que lutavam por diferenças políticas. Bob Marley fez um show gratuito em Kingston , onde passou mensagem contra violência politica para os jovens jamaicanos, tentando melhorar as coisas na ilha. Mas com as eleições dias após o show, isso deu mais força para a violência. Na tarde do show, Bob Marley sofreu um atentado, onde ele levou um tiro de raspão no braço, Rita ficou ferida e seu empresário perdeu o braço. Uma vez o perguntaram porque isso tinha acontecido, Bob Marley respondeu “Isso aconteceu para me colocar na linha”. Mas isso não impediu Bob de cantar, ele deu uma rápida apresentação mesmo ferido. Ele escreveu a música AMBUSH baseado neste acontecimento. Em 1977 Bob Marley foi viver em Londres, exilado, e influenciou muitas bandas inglesas, como por exemplo o UB40 e Steel Pulse. Nesta época Bob escreveu RUNNING AWAY, falando o exilio. Em Londres gravou seu próximo Álbum “Exodus” que consolidou o a fama internacional de Bob Marley. Em 1978, laçou “KAYA” onde deixava um pouco seu discurso Rasta e cantava canções de amor e a faixa titulo, KAYA, onde “homenageou” a maconha. Neste Álbum também saiu “IS THIS LOVE”, conhecida como uma das canções de amor mais conhecida do mundo. Quando voltou a Jamaica para o concerto “ONE LOVE PEACE CONCERT” deu discurso sobre paz durante uma música e conseguiu com que o primeiro-ministro Michel Manley e o líder da oposição Edward Seaga subissem no palco e se dessem as mãos. Neste ano, visitou a Etiópia, berço da religião Rastafari. Em 1979, resultado de uma turnê pela Europa, foi lançado o Álbum “Babylon by Bus”, neste mesmo ano foi lançado “Survival”. Em 1980 Bob Marley foi convidado pelo governo do Zimbabwe , país recém libertado, para tocar nas comemorações de independência, escreveu “Zimbabwe” em homenagem ao país.Gravou “Uprising” em maio de ,que trouxe a música “Redemption Song”.
Após a maior turnê do grupo, Bob Marley ficou muito doente. Um ferimento que adquiriu jogando futebol, se converteu em um câncer, que tomou conta do corpo do astro. Bob Marley entrou em decadência, perdeu seus Dreadlocks devido a várias seções de quimioterapia, tentou tratamentos naturais, mas seus esforços foram em vão. Bob morreu em 11 de maio de 1981, logo depois de receber a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação. Em 21 de maio Bob recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Hoje o corpo de Robert Nesta Marley está em Nine Mile, Jamaica, onde o rei nasceu. Bob morreu com 36 anos.
Hoje os Wailers estão sob a direção de Junior Marvin, que foi guitarrista do grupo a partir de 1977, Carlton Barrett morreu assassinado pela amante, os direitos da Marca Bob Marley está em mão de Rita Marley e seus filhos, o único que está com os Wailers dês do principio é Aston “Family Man” Barrett. A música que eles estão fazendo em minha opinião, é muito boa.


Site: SUL-SC ONLINE