BIOGRAFIAS:

Voltar

BOB DYLAN

GILMOUR

BOB MARLEY

ERIC CLAPTON

GILBERTO GIL

PINK FLOYD

MORISSETE

ELIS REGINA

DAVID JON GILMOUR

Nasceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 6 de março de 1946, às 21:00h.
Filho de Douglas (professor de Genética na Universidade de Cambridge) e Sylvia Gilmour. Aos 13 anos ganhou seu primeiro violão, e foi então que tudo começou. Casou-se com Ginger em 1975 e tiveram 4 filhos; Sara, Clare, Alice e Matthew antes do divórcio em 1988. David está atualmente casado com Polly Samson (jornalista) que colaborou em "The Division Bell", tem com ela um filho chamado Joe (junho de 1995), tendo também adotado o filho do primeiro casamento de sua atual esposa; Charlie.
Em 1963 David e amigos formaram o grupo "Joker's Wild". A Banda gravou um disco com 5 faixas em 1964, e vendeu cerca de 100 cópias entre amigos. Duas décadas mais tarde, o mesmo disco tornou-se rara e valiosa peça de coleção. O "Joker's Wild" passou a chamar-se "Flowers" em 1967, e no mesmo ano se desfez. Ainda em 67, David formou uma nova banda; "Bullitt".
Em 1968, Dave foi convidado a integrar a banda de um antigo amigo de colégio; Roger Keith 'SYD' Barrett. Esta banda era o Pink Floyd (formado na época por Syd, Roger Waters, Richard "Rick" Wright e Nicholas "Nick" Mason). O grupo fez quatro ou cinco shows com os cinco integrantes. Logo depois, Syd, que infelizmente já apresentava sinais de grave desordem mental, foi forçado a se afastar do Floyd.
O primeiro disco do Pink Floyd a ter Gilmour como guitarrista foi "A saucerful Of Secrets"(29/junho/68). E o primeiro crédito de David por autoria em sua nova banda, foi pela faixa instrumental que dá nome ao disco. No mesmo ano o Pink Floyd lançou "More", trilha sonora do filme francês de mesmo nome, de Barbet Schroeder. "Ummagumma", foi o lançamento seguinte; com este disco a banda começou a atrair a atenção nos Estados Unidos, especialmente das rádios de rock. No mesmo ano acontece o lançamento de "Zabriskie Point", trilha do filme de mesmo título, de Michelangelo Antonioni.
O Pink Floyd abriu a década de 70 com o disco "Atom Heart Mother". E no inverno de 71 começou a trabalhar no álbum que viria a ser "Meddle", disco que traz a clássica "Echoes". Nesta época David já exercia a função de vocalista dominante, e dividia com Roger a posição de principal compositor.
"Obscured By Clouds", trilha sonora do filme "La Vallée", também de Barbet Schroeder, foi lançado e 72.
Em 1973 o Floyd se estabeleceu como uma das mais importantes bandas na história do rock; foi o ano do lançamento de "Dark Side Of the Moon". O disco permanece em catálogo até hoje, estando entre os que mais cópias venderam em todo o mundo.
No início de 1975 o Pink Floyd começa a gravar "Wish You Where Here", disco que traz tributos a Syd e críticas à industria da música e à sua hipocrisia.
Em 23 de janeiro de 77 o Pink Floyd lançou "Animals", uma completa crítica à sociedade.
O primeiro disco solo de Dave, entitulado "David Gilmour" foi lançado na primavera de 1978. Durante a gravação deste disco Dave mostrou aos outros integrantes da banda uma nova melodia, que mais tarde se tranformaria em "Comfortably Numb".
Em 1984, David lançou seu segundo trabalho solo "About Face". Este disco traz a canção "Murder" que, segundo o livro "A Saucerful Of Secrets", é um desabafo da frustração e da raiva de Dave quanto ao assassinato do ex-Beatle, John Lennon.
Depois de "Animals", Waters passou a tratar aos outros como subordinados. Condição nunca aceita por Dave. (Não é possível se pensar em "The Wall" (79), disco que teve a direção de Gilmour, sem se lembrar de "Young Lust" e a maravilhosa "Comfortably Numb", compostas por ele).
Em 1983 o Pink Floyd (Waters, Gilmour, Mason) lança "The Final Cut". O disco é totalmente criado por Roger, que não mais aceitava a colaboração dos parceiros, tornando a convivência entre eles impossível.
Em 1985 Roger Waters deixou oficialmente o Pink Floyd, e anunciou o fim do grupo. Roger esperava levar consigo os direitos sobre os trabalhos e o nome da banda, mas isto, graças a Dave, não aconteceu.
Gilmour resolveu fazer do que seria seu terceiro disco solo, um trabalho do Floyd. Para isso chamou Nick e "contratou" Rick (que fora expulso da banda por Roger em 1980), e outros músicos. Ao saber dos novos planos, Roger se ressentiu e processou o grupo.
Após à decisão judicial de que Waters deixara o Floyd por livre vontade, e que a banda jamais se dissolvera realmente, o Pink Floyd (Gilmour, Mason, Wright), pode então lançar "A Momentary Lapse of Reason"(1987). A banda sai em tour, que resulta no álbum duplo "Delicate Sound Of Thunder" (1988).
O Floyd não lançou outro disco até 1994, quando veio "The Division Bell", que impulsionou uma nova turnê da banda, e teve como resultado "Pulse", álbum duplo gravado ao vivo, que traz, também, a versão completa de "Dark Side Of The Moon".
Há rumores sobre um novo disco e um novo giro da banda. Esperemos que desta vez o Pink Floyd se decida a passar pelo Brasil.


Site: SUL-SC ONLINE