Home  | Histórico | Dados | Turismo | Imagens

HISTÓRICO

Nasceu no Império de D.Pedro II, com a criação de uma nova colônia, um dote de terras de 98 léguas, presente de casamento do Imperador à Princesa Isabel e ao Conde’Eu. O nome Orleans foi escolhido pelo próprio Conde, em homenagem à sua cidade natal, na França. Colonizada inicialmente por italianos, a seguir vieram portugueses, alemães, poloneses e letos. 

Outrora, servida por estrada de ferro que atendia a região carbonífera, teve sua economia baseada, na época, na agricultura, suinocultura e extração de madeira. Sua privilegiada localização geográfica, entre a Serra e o Litoral, Orleans desde a época era importante entreposto para o comércio. A demarcação original do dote de terras abrangia Orleans, parte de São Ludgero, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, parte de Anitápolis, Armazém, São Martinho e São Bonifácio. O nome e o local exato da cidade foram escolhidos na única visita do Conde à nova colônia, em 26 de dezembro de 1884.

Economia

Atualmente seus maiores destaques são a indústria, a agricultura e o comércio. Na área industrial salientam-se as manufaturas de embalagens plásticas, entre outras não menos importantes. A Agricultura e o Comércio são fortes e pujantes, com acentuada variação, impulsionando, igualmente, o desenvolvimento do Município. A assistência á saúde e o ensino, primário até o superior, são de reconhecida qualidade, proporcionando boas condições de vida à população. Orleans também desfruta de uma das melhores infra-estruturas em seu sistema de águas.

Nós apoiamos:


visite:
www.sul-sc.com.br