HISTÓRICO

A natureza esbanjou charme em Imbituba, região Sul de Santa Catarina. As vocações naturais do município são o turismo e a indústria. Nos últimos anos o comércio também têm contribuído para o crescimento da economia local. Privilegiada por sua situação geográfica, Imbituba encanta com suas praias, lagoas, dunas, rios e ilhas. O município foi contemplado com a instalação de Zona de Processamento de Exportação - ZPE, em face da existência de seu imponente porto, responsável pelo escoamento de diferentes produtos.

Um conjunto de ilhas deslumbra os olhos, sendo as principais: a Santana de Dentro e a Santana de Fora. Na primavera vira maternidade de baleias que gostam de suas águas livres da poluição.

Quando alguns pescadores e agricultores açorianos vindos de Laguna chegaram ao local em 1720, tinham como objetivo explorar a pesca da baleia. Esta atividade era essencial, pois o óleo da baleia serviria para iluminar as cidades e também para construir as casas. Estando a 96 quilômetros da capital catarinense, Imbituba possui este nome indígena, que significa uma área com grande quantidade de “cipó imbé”, um cipó bastante resistente que vive até 50 anos em áreas inundadas e utilizado na fabricação de cordas. O município que obteve sua emancipação em 21 de junho de 1958, tem uma área com cerca de 182 quilômetros quadrados e possui um Porto, do qual desembarcam milhares de turistas todos os anos para apreciarem a beleza de Imbituba.

TURISMO

Quem procura por belas praias, paisagens, lagoas, pequenas ilhas, piscina natural, enfim, uma combinação de elementos naturais exuberantes em meio a montanhas, procura por Imbituba.Localizada ao Sul do estado de Santa Catarina, o município possui grande importância econômica para o Estado, já que aqui se localiza o Porto de Imbituba, um dos mais importantes do Sul do país.
Os turistas que visitam Imbituba podem desfrutar de grande tranqüilidade, hospitalidade, campings, gastronomia à base de frutos do mar, bares e restaurantes, e ainda, a qualidade de suas águas, que é garantida pela Fundação de Apoio Tecnológico ao Meio Ambiente (Fatma).
Esta cidade paradisíaca tem como forte atrativo nove praias, destacando-se as praias da Vila e do Rosa.


Praia da Vila
A praia da Vila é um balneário de três quilômetros de extensão, areia branca e mar aberto, considerada uma das grandes praias para a prática do surfe no Brasil. As ondas atingem de 12 a 14 pés (de 4 a 5 metros de altura).

Praia do RosaCrédito: Prefeitura de Imbituba - Praia do Rosa
Vista como uma das baías mais belas do mundo pela ONG World Bays, especializada em avaliar a manutenção dos ecossistemas litorâneos, a praia do Rosa a cada ano supera seu número de visitantes. Cercada de morros, o Rosa possui sete quilômetros de areia, lagoas, trilhas e cachoeiras.


Baleia franca
Todos os anos de junho a novembro, Imbituba recebe a visita ilustre das baleias francas, em particular mamãe-baleias e seus filhotes recém-nascidos, que são amamentados e por isso, fortalecidos para retornar à Antártida. A Prefeitura Municipal realiza todos os anos, no mês de setembro, a Festa da Baleia Franca, através das atrações, é exaltado à importância de sua preservação.
ou acesse o Projeto Baleia Franca Website: http://www.baleiafranca.org.br

Madre Paulina
A magia desta cidade é realmente extraordinária. Em 1966, um grande acontecimento marca a população. A imbitubense Eluíza Rosa de Souza, recebe o milagre da primeira Santa do Brasil, Madre Paulina. Com este episódio, a cidade acrescenta mais um adjetivo, sua religiosidade.
Data de fundação: 21 de junho de 1958
Colonização: Açoriana
Cidades próximas: Garopaba, Laguna, Gravatal, Imaruí, Florianópolis.

Praia de Ibiraquera
A Praia de Ibiraquera é considerada a melhor praia para windsurf em ondas em todo o Brasil, faz parte deste cenário: dunas, rios, ilhas e lagoas, sobressaindo-se a Lagoa de Ibiraquera, que possui excelentes condições para a prática de Slalom (manobras em ziguezague) e o kitesurf. A praia da Ibiraquera é famosa também pela pesca de camarão.

A elite do Windsurf e do Kitesurf mundial se reúnem todos anos no mês de outubro nas areias de Ibiraquera para a mais esperada competição de vela wave latino-americana, o Ibiraquera Wave Contest.

Notícias
Começa a temporada das baleias francas no Sul de Santa Catarina

Um grupo de pelo menos cinco baleias adultas está circulando desde a metade de junho entre Garopaba e Imbituba. Segundo pesquisadores é um sinal de que a temporada das baleias francas em Santa Catarina já está começando.


Projeto Baleia Franca
A sede está localizada no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, SC.
Maiores informações podem ser obtidas pelos:
Telefone: 0 XX 48 3255-2922
E-mail info@baleiafranca.org.br
Website: http://www.baleiafranca.org.br


Dados do município


Microregião: Microrregião de Laguna
Secretaria regional: Laguna
Área: 184,787 km²
Data de criação: 21/06/1958
Data de instalação: 05/08/1958
Data de comemoração: 21/06
Lei de criação: 348 - 21.06.1958
Município de origem: Laguna
Altitude: 30 m
Latitude: 28°14'24
Longitude: 48°40'13
População: 39217 habitantes (28109 eleitores)
PIB: 334,37

Dados da prefeitura
Endereço: Rua João Risma, 601
Bairro: Centro
CEP: 88780-000
Telefone: (48) 3355-8100
Fax: (48) 3355-8112
E-mail:
imbituba@imbituba.sc.gov.br
Website:
www.imbituba.sc.gov.br



Bandeira


Brasão