HISTÓRICO

A pesca continua sendo a principal atividade econômica de Imaruí, município localizado no Sul do Estado e cujo acesso se faz pela rodovia SC-437. Ao se aproximar de Imaruí, o visitante começa ter contato com a lagoa, com os barcos e ranchos dos pescadores. Camarão e siri são as espécies mais capturadas. O pescado segue em caminhões para abastecer os mercados de Florianópolis e região. 

A colonização do município se deve aos açorianos. Todo o casario ainda em bom estado de conservação é particular. A casa do Armazém Popular, data de 1920. A religiosidade do povo é intensa. A festa do padroeiro São João Batista ocorre no dia 24 de junho. No quinto domingo da quaresma se dá a Festa de Nosso Senhor dos Passos. A imagem, em tamanho natural e entalhada em madeira, é uma das atrações da igreja local. Cerca de 50 mil pessoas participam dos festejos religiosos anualmente. 

Aproveitar o potencial turístico da lagoa é uma das prioridades da administração municipal, revela o Odimar Pacheco.

Turismo

A cidade, às margens da lagoa de Imaruí, preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. No Interior, encontram-se contadores de “causos” que refletem a religiosidade através das crenças e mitos como o do lobisomem, o da mula-sem-cabeça e o do boitatá. Um dia é pouco para conhecer este encanto de cidade, onde oferece além da hospitalidade dos moradores, maravilhosas cachoeiras e pousadas rurais. Imaruí oferece ótimas condições para a prática de esportes como: parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross, trilhas ecológicas. Não deixe de visitar a Igreja Matriz São João Batista da cidade, cartão postal da cidade e a Gruta de Santa Albertina.

Cultura e Eventos - Berço da colonização açoriana, cuja cultura está presente no folclore, na gastronomia e na arquitetura do município. Vários eventos movimentam Imaruí ao longo do ano. Em março temos a Festa Religiosa da cidade a do Senhor Jesus dos Passos, que contam com mais de 40.000 devotos; em junho a festa do padroeiro da cidade São João Batista, com queima de fogos e festejos; agosto a festa de emancipação da cidade com atrações variadas, motocross, festa náutica e shows.

Infra-Estrutura turística - Imaruí conta com hotel e pousadas satisfatórias, oferecendo conforto e ótimo atendimento. A cidade também conta com boa rede de gastronomia, de comércio e de serviços.

Dados do município

Microregião: Microrregião de Laguna
Secretaria regional: Laguna
Área: 542,236 km²
Data de criação: 27/08/1890
Data de instalação: 22/09/1890
Data de comemoração: 27/08
Lei de criação: 22 - 27.08.1890
Município de origem: Laguna
Altitude: 6 m
Latitude: 28°20\'29
Longitude: 48°49\'12
População: 11906 habitantes (10472 eleitores)
PIB: 56,40

Dados da prefeitura
Prefeito: Braz Guterro ()
Vice-prefeito: Adilson Luiz Dutra (PMDB)
Endereço: Rua José Inácio do Rocha, 109
Bairro: Centro
CEP: 88770-000
Telefone: (48) 3643-0097
Fax: (48) 3643-0331
E-mail: juaci@imarui.sc.gov.br