< SUL-SC.COM.BR : AMREC - Associação dos Municípios da Região Carbonífera - SC
Visite o site da AMREC
Associação dos Municípios da Região Carbonífera


A AMREC é originária da AMSESC que ia desde Lauro Muller, Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, até Praia Grande, Passo de Torres e São João do Sul.

Em 1983 foi desmembrada em duas Associações AMREC e AMESC. A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com 07 municípios, integrada por Criciúma (sede), Içara, Lauro Muller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Posteriormente veio Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso. No dia 18 de maio de 2004 a AMREC oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans. Hoje a AMREC conta com 11 municípios.

Tem como objetivo fortalecer a capacidade administrativa econômica e social dos municípios que a integra, prestando-lhes assistência técnica relacionada com acompanhamento nos repasses dos Governos Estadual e Federal, corno ICMS, FPM e CFEM que é uma contribuição sobre a extração mineral na ordem de 2% do faturamento das empresas mineradoras. Promover permanentemente cursos de treinamento e aperfeiçoamento dos servidores públicos. O acompanhamento do movimento econômico da região é um outro fator importante que a AMREC realiza e que dele depende o retorno do ICMS para as prefeituras. Ações de representações dos municípios nas várias esferas de Governo. Recentemente foi lançado o PBDEE-Plano Básico de Desenvolvimento Ecológico-Econômico numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente-SDM do Governo do Estado. A AMREC também está envolvida no Fórum de Desenvolvimento Regional.

A AMREC coordena outras ações como administrar parte financeira da 12ª Regional de Saúde e o Projeto Atalaia objetivando buscar desencadear um processo de mobilização, de conscientização, de envolvimento das famílias, escolas e comunidades, de informação e orientação acessíveis, de permanente alerta contra as DROGAS. Com esse objetivo a AMREC já formou e instalou, nos 10 municípios, os COMENS-Conselhos Municipais de Entorpecentes.

 
AMREC
Associação dos Municípios da Região Carbonífera
Avenida Santos Dumont, 855
Bairro Milanese - Cep: 88803-200
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone/Fax: (48) 3438-6146
Email: amrec@amrec.com.br
Website: http://www.amrec.com.br